A resposta para regenerar tecidos da uretra

Posted on maio 20, 2011

0


Células-tronco adultas é a aposta para regenerar tecidos da uretra uma técnica com um menor risco de rejeição

Thamires Mendonça

A incontinência urinária é uma doença que traz grandes prejuízos emocionais e físicos para seus portadores. Em todo o mundo, cerca de 60 milhões de pessoas, entre homens, mulheres e crianças, sofrem do problema. Apesar de apresentar grande impacto na qualidade de vida dos portadores, a doença, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, possui formas de tratamento efetivo, como a fisioterapia, medicamentos e cirurgias. Agora, pesquisas realizadas pela equipe do médico urologista Fernando Gonçalves de Almeida, apontam as células-tronco como uma nova arma no tratamento terapêutico da doença.

O estudo aposta nas células-tronco adultas derivadas do tecido adiposo, “Já vimos que essas células têm o poder de se transformar em músculos na uretra de coelhas, regenerando o órgão afetado”, explica Almeida. O entusiasmo do médico se dá pelo fato de essas células apresentarem vantagens sobre outros tipos de células-tronco, como as da medula óssea e as umbilicais. Como a gordura existe em abundância no corpo, a facilidade em obtê-las é maior.

Outra vantagem das células tronco é seu potencial de transformação em células dos órgãos, ou tecidos, onde são injetadas. De acordo com Almeida, essas células-tronco começaram a ser estudadas a partir de 2002, com objetivos clínicos. “Elas foram isoladas através de lipoaspiração em humanos e possuem a capacidade de se transformar em células adiposas, ossos, cartilagens e em linhagens neuronais”. Além disso, elas possibilitam o transplante do próprio doador, o que diminui os riscos de rejeição.

Na experiência o tecido adiposo de patas de coelhas foi coletado e as células-tronco identificadas e separadas. Em seguida, foram injetadas na parede uretral, na oitava semana após a injeção, as células já apresentavam a tendência de se espalhar e se integrar na parede da uretra, sem apresentar sinais de rejeição ou inflamação.

Os testes, no entanto, têm o objetivo maior de descobrir o comportamento dessas células-tronco no organismo. É preciso saber como elas se desenvolvem no organismo a sua eficácia e, principalmente, sua viabilidade e condições de segurança, para não se transformarem em tumores.
A perda involuntária de urina é decorrente do mau funcionamento dos nervos e músculos da bexiga e da uretra. A reparação de danos desses tecidos é fundamental para restaurar a continência urinária. Muitos casos da doença em homens e mulheres, não podem ser curados com os tratamentos cirúrgicos convencionais, esses casos poderiam se beneficiar da aplicação de células-tronco, que ajudaria na regeneração do órgão afetado.
O urologista aponta que essa terapia pode não ser 100% eficaz, mas vai  proporcionar uma qualidade de vida maior do que a assegurada pelos tratamentos atuais.

“Para quem tem incontinência urinária, ter 50% do seu problema resolvido já é uma vitória, infelizmente, as pesquisas ainda estão em estágio experimental e levará muitos anos até que tenhamos resultados satisfatórios quanto à eficácia e à segurança do uso de células-tronco em humanos. Mas os resultados iniciais são bastante animadores. Por esse motivo é que estamos muito confiantes nas pesquisas”, diz Almeida.

Posted in: Quarto da Saúde